Boticário fecha 10 lojas em Ipatinga e Fabriciano

Segundo o empresário, a crise pela qual o país está atravessando contribui para o fechamento de várias empresas - See more at: http://www.plox.com.br/economia/boticario-fecha-10-lojas-no-vale-do-aco#sthash.wS3Wy4ph.dpuf
Dez lojas da franquia de cosméticos e perfumes O Boticário foram fechadas no Vale do Aço este mês, sendo sete em Ipatinga e três em Coronel Fabriciano em Minas Gerais. O PLOX conversou com o empresário Jamilson de Macedo Soares, na tarde desta terça-feira (23). Ele confirmou o encerramento das atividades das unidades que estavam sob seu comando.
O empresário lamentou e destacou que no próximo mês completaria 30 anos de atuação.  Cerca de 100 funcionários foram dispensados. As lojas estão localizadas nas principais áreas comerciais, como, por exemplo, a rua Maria Mattos em Coronel Fabriciano e o Shopping Vale do Aço em Ipatinga. Loja na cidade não pertence ao mesmo grupo das que foram fechadas, portanto, permanecem abertas.
Loja fechada no Shopping Vale do Aço
Loja fechada na Avenida 28 de Abril no Centro de Ipatinga
Filial também foi fechada na Avenida Selim José de Salles no Canaã em Ipatinga
Cartaz informa encerramento em uma das filiais
Jamilson Soares declarou que o fechamento se deu por alguns motivos, dentre eles, o acirramento da crise econômica. Ele destaca que, no entanto, logo que as lojas começaram a passar por dificuldades, a fabricante, detentora da marca, demonstrou interesse em absorver as lojas.
Jamilson Soares
Ainda de acordo com o empresário, esse interesse se deu, principalmente, porque na região do Vale do Aço, as lojas demonstram resultados acima da média do país. Ele afirmou ainda que a fabricante está assumindo as unidades que, provavelmente, serão reabertas pela própria O Boticário.
Outros casos
O empresário afirmou que existe no Brasil uma certa tendência das franqueadoras tentarem obter o controle das lojas dos franqueados. Segundo ele, isso não acontece só com perfumes, mas também com fast food’s e outros.
A própria rede O Boticário está vivendo uma situação semelhante em São Paulo, onde também foram fechadas recentemente 14 lojas franqueadas. A responsável pelas lojas, Izabel Cristina Litieri, franqueada também há cerca de 30 anos, declarou a um jornal paulistano que se sente injustiçada.
Ela move uma ação contra o franqueador, na qual afirma que a fabricante começou a limitar e, depois, suspender o fornecimento de produtos. E que, em sua avaliação, isso seria uma forma de “asfixiar financeiramente” a franquia.

Para a lojista, houve “um claro movimento” da rede O Boticário de “forçá-la a entregar o seu negócio”. “Entre venda direta e as 14 lojas, minha empresa vendia cerca de R$ 55 milhões por ano. Comprava R$ 2 milhões em produtos da marca por mês. Era bastante. Havia condições de expandir o negócio”, declarou.
Izabel Cristina afirma que seu negócio já vinha acumulando dívidas, mas disse que acredita que os detentores da marca O Boticário poderiam ter sido mais flexíveis. Porém, eles optaram por absorver as lojas.
- See more at: http://www.plox.com.br/economia/boticario-fecha-10-lojas-no-vale-do-aco#sthash.wS3Wy4ph.dpuf