ACABOU O SHOW
[
Então a direção da Globo chamou Xuxa para uma conversa: “foi bom estar com você, brincar com você, mas beijinho, beijinho, tchau, tchau”. E assim chega ao fim uma relação de 28 anos entre a “rainha dos baixinhos” e a emissora carioca. O término do relacionamento tem uma grande carga simbólica para a geração que cresceu diante da TV, embalada pelas então onipresentesapresentadoras infantis, das quais Xuxa é a maior representante.
O motivo da dispensa é a famigerada queda de audiência, que costuma vitimar até os mais amados e fieis integrantes de uma emissora – Renato Aragão, por exemplo, é outro que, especula-se, está na fila do corte.
Entender o declínio da carreira de Xuxa é um exercício interessante. Bilionária, à frente de causas sociais, empresária bem-sucedida, a mais famosa loira do Brasil já não encanta baixinhos e não convence altinhos. Por mais que se esforce, ela não consegue romper com sua eterna imagem infantilizada. Foram inúteis todas as tentativas de provar ao mundo que houve um rito de passagem para a maturidade.
Curiosamente, a imagem que o público guarda de Xuxa enquanto adulta é anterior à sua ascensão na TV. Ficou lá no passado, quando ela era a namorada do Pelé, fazia poses submissas em anúncios de jeans e contracenava em filme erótico-cabeça.
Xuxa passou praticamente os últimos 30 anos tentando apagar qualquer vestígio erótico em sua trajetória. Construiu um planeta pueril onde a vida era “doce, doce, doce” e adultos só entravam para levar as crianças e pagar pelos brinquedos. Acontece que seu fiel público de baixinhos cresceu – hoje deve andar na casa dos 30 anos – e não reverencia mais sua rainha.
Já as crianças de hoje estão em sintonia com uma outra forma de ver TV e ouvir música (os milhões de disco vendidos são a base da fortuna da apresentadora/cantora/atriz). Enquanto isso, Xuxa parece estar presa no limbo entre o universo infantil e a vida adulta.
Leia também:
Sair da Globo não chega a ser uma tragédia. Xuxa não passará fome – longe disso – e é quase certo que migrará para a Record. Sabemos, entretanto, que nada será como antes.E mesmo que a Globo volte atrás e arrume um espacinho na grade para a apresentadora, é inegável que seu reinado chegou ao fim.