Como viajar de carro com o seu cachorro
O que evitar na hora de viajar com o cachorro?
Os cães, não importa o tamanho, não devem ser levados no colo da família ou solto no banco de trás. Mesmo que ela seja um miniatura, ele não estará seguro no caso de uma freada brusca ou de algum acidente, por mais leve que seja. Segundo a legislação, levar um cachorro na caçamba de um carro aberto ou com a cabeça para fora da janela pode gerar uma multa pesada para o seu bolso.
Se o seu cachorro tem um porte pequeno ou médio e pode ir dentro da caixa, essa é a sua melhor opção. Mas atenção: não pode colocar o cachorro dentro do porta-malas de carros sedan. Esses locais são escuros e muito fechados e o seu cão pode sofrer com a falta de ar. O ideal é que a caixa vá no chão, atrás do banco do passageiro e devidamente afivelada.
No caso de alguns cães de médio porte e outros de grande porte, para os quais não há uma caixa de tamanho ideal, nunca prenda a coleira do cão ao cinto de segurança. No caso de uma batida ou freada brusca, ele pode ficar enforcado pela coleira e morrer. Use um cinto canino que é específico para essas situações.
Cachorros que ficam soltos no banco de trás são um grande risco não apenas para o próprio animal, como também para o motorista. No caso de uma batida, o peso do cachorro pode ir contra o banco do motorista com um peso até 9 vezes superior ao seu, esmagando quem está em frente ao volante.
Dicas para seguir
Na hora de escolher um caixa para colocar o seu cachorro nela, leve-o junto para fazer o teste. O cachorro deve conseguir ficar completamente em pé dentro da caixa e dar uma volta inteira sem nenhuma dificuldade. Caso não haja cinto ou caixa, você pode improvisar uma grade que fique entre o banco de trás e o do motorista. Isso evitará que o cachorro fique pulando para a parte da frente o tempo todo.
Outro problema comum para nós humanos durante viagens e que também afeta os cães é a náusea. Os cachorros podem vomitar durante a viagem por conta disso. Se algo do tipo já aconteceu com você, antes da próxima viagem leve-o ao veterinário para que ele possam indicar um medicamento para dormir e a dosagem ideal.
Também é interessante estar com todos os documentos dos animais em dias. Carteiras de vacinação devidamente carimbadas e assinadas pelo veterinário podem ser pedidas pelos agentes que trabalham nas estradas. Se possível, peça ao médico veterinário para lhe fornecer um atestado de saúde assinado por ele.
No caso de estresse do cachorro
Alguns cães mais agitados podem se sentir bem estressados durante a viagem, principalmente de longos trajetos. O ideal é que ocorra uma parada a cada 3 horas para que o cachorro possa descer um pouco relaxar e fazer suas necessidades. Lembre-se de dar a ele água suficiente e, se o trajeto for curto, evite dar alimentos a ele durante a viagem.
Nunca abandone o seu cachorro
É muito comum que algumas famílias abandonem os seus cães para poderem viajar sem ter o trabalho de lavá-lo. Se ele não pode ir com você, procure com antecedência alguém que fique com ele ou então, providencie uma vaga num hotel para cães da sua cidade ou mais próximo.