Passageiro trafega pendurado na porta de ônibus em Juiz de Fora Homem tentou entrar à força no ônibus após descer do veículo. Associação das Empresas de Transporte Coletivo não se pronunciou.

Passageiro trafega pendurado na porta de ônibus em Juiz de Fora

Homem tentou entrar à força no ônibus após descer do veículo.
Associação das Empresas de Transporte Coletivo não se pronunciou.


confira o video

Um flagrante no transporte coletivo de Juiz de Fora foi registrado na noite desta quinta-feira (5). O vídeo, registrado por um cinegrafista amador, mostra um passageiro da linha 132 em situação de risco. Após ser impedido de embarcar no ônibus fora do ponto, o passageiro subiu na porta do veículo e ficou agarrado pelo lado de fora enquanto o motorista andava com o ônibus. Depois de percorrer um trecho, o passageiro conseguiu abrir a porta do ônibus à força e entrar no veículo. A Associação das Empresas de Transporte Coletivo não se pronunciou sobre o flagrante e disse se tratar de um caso pontual.
Durante o vídeo o passageiro que estava dentro do ônibus pediu para descer fora do ponto porque o trânsito estava parado. O motorista aceitou o pedido e abriu a porta do veículo. Após descer, o passageiro voltou atrás e quiser subir novamente no ônibus, mas o motorista se recusou a abrir a porta.
De acordo com o chefe do setor de fiscalização da Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra), Paulo Perón, os dois erraram. O passageiro por pedir para descer fora do ponto e depois arriscar a vida e o motorista que descumpriu a lei. “É previsto na regulamentação municipal, que rege o transporte coletivo urbano, uma penalidade de multa para o motorista do transporte coletivo que faz embarque ou desembarque fora do ponto determinado. A multa tem o valor de R$ 45,03, que é aplicada à empresa. Cabe a ela fazer o repasse ou não para o motorista”, explicou.
Ainda de acordo Paulo Perón, o erro mais grave foi cometido pelo motorista que acelerou o ônibus enquanto o passageiro estava pendurado. A justificativa para não abrir a porta foi que as câmeras internas estavam filmando o ocorrido e seria preciso pagar outra passagem. A Settra já entrou em contato com a empresa para pedir as imagens. “A empresa é obrigada a fornecer a imagem em até três dias úteis. É cedo ainda para afirmamos de quem é a responsabilidade ou culpa do que aconteceu”, afirmou.
De acordo com a Settra, o transporte coletivo de Juiz de Fora recebeu 809 reclamações de diferentes tipos no último ano. A associação das empresas de transporte coletivo não se pronunciou sobre este flagrante e disse se tratar de um caso pontual.
A Viação Santa Luzia, empresa responsável pelo transporte público na cidade, informou em nota que o motorista alegou não ter visto o passageiro que pulou na porta do veículo no primeiro momento, mas, assim que percebeu o passageiro segurando do lado de fora do veículo, ele parou o ônibus para o passageiro descer.